quinta-feira, 5 de julho de 2007

Cimeira UE - Brasil

Ontem realizou-se, me Lisboa, a Cimeira entre a União Europeia e o Brasil, um dos pontos altos da presidência portuguesa durante o 2º semestre deste ano.

À noite, a RTP reuniu José Sócrates e Lula da Silva, no novíssimo Museu Berardo, para fazerem um balanço da cimeira, e explicarem os “porquês” de uma união entre Brasil, e a Europa. Um programa apresentado por Fátima Campos Ferreira, a mesma do programa “Prós e Contras”:

Foram vários os assuntos discutidos. A A Galp e a Petrobras assinaram, ontem, um acordo para a formação de uma "joint-venture" na área dos biocombustíveis, que abastecerá Portugal de 300 mil toneladas de biodiesel.

O assunto da migração tinha necessariamente de ser falado. Muitos brasileiros continuam ilegais em Portugal. Isto a propósito do tráfego aéreo entre os dois países. Brasília vai ter a primeira ligação aérea com a Europa. Devido à distância que separa Brasil e o continente Europeu, esta ligação terá necessariamente de passar por Portugal.

Lula da Silva teve um discurso mais humano do que José Sócrates. Já este último, parecia que estava ao “sabor do vento”. Ia discutindo os assuntos mas sem acrescentar nada de novo, ou relevante. Mas o suficiente para perceber que Sócrates não quer quebrar as ligações com “o país irmão”.


Em balanço final, Lula e Sócrates tiveram um discurso convergente, com nenhuns pontos de atrito.

Nenhum comentário: